buscape e bondfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Curiosidades sobre pássaros raros.

Os dias ficam mais longos. O sol agora brilha mais no Hemisfério Sul. Nuvens carregadas cobrem a floresta. O volume de água nos rios aumenta dia a dia. Esses são sinais que os bichos percebem. A chegada do verão no coração do Brasil, é sinal de mais frutas e insetos na mata.
Em novembro, o trabalho de construção dos ninhos é intenso. A fêmea voa pra floresta várias vezes. Volta sempre com fibras de palmeiras. É dela o trabalho de tecer; trançar e dar forma ao ninho. Enquanto trabalha, o macho fica em guarda. Se não vigiar o ninho, outra fêmea pode preferir tirar as fibras dele.

Em pouco mais de uma semana o ninho recebe os ovos. Cerca de 15 dias depois nascem os filhotes. Sinal de que a cantoria nas margens dos rios vai aumentar. Os japins são pássaros fáceis de observar. Mas para encontrar raridades, a procura é dentro da floresta. A raridade que é raridade não se, apenas se escuta.

Numa das áreas mais preservadas do norte do Mato Grosso é onde funciona um hotel especializado em observadores de pássaros. Por ano recebe, cerca de 400 turistas. Na maioria estrangeiros. Um grupo veio da Noruega só para observar papagaios. E cada observador está sempre atrás de curiosidades.

Amanhece na floresta. A luz desfaz a nevoa. E desperta a vida. Vida que nos pássaros é cheia de cores, harmonia, liberdade. Não é toa que no mundo existem 80 milhões de observadores de pássaros. Do alto da torre a visão da floresta é ampla. Com um pouco de sorte pode se ter o privilégio de acompanhar bem de perto o vôo de um casal de araras.

As asas brancas de um pássaro de cor violeta são um contraste com a mata. É um anambé pompador. Parece voar como uma borboleta. Uma das raridades da floresta. A beleza dos pássaros não está apenas nas cores da plumagem ou na liberdade dos vôos, mas também nos cantos que dão a floresta muitas vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário